A catarata é caracterizada pela perda da transparência da lente natural do olho, causando diminuição da visão.
Essa lente natural se chama CRISTALINO e funciona como se fosse a lente de um óculos de grau, focando os raios de luz na retina e permitindo assim, que possamos enxergar com nitidez.
Você conseguiria enxergar com lentes turvas?
A principal causa de catarata é a idade, denominada catarata senil, geralmente atingindo os pacientes a partir dos 50 anos. Outras causas que aumentam a chance de desenvolver catarata precoce incluem diabetes, uso de corticoide, inflamação intraocular, trauma ocular, radiação e doenças congênitas. A catarata leva à perda visual progressiva e representa a maior causa de cegueira curável no mundo.
Como descobrir o problema?
Os principais sintomas de catarata são:
– Piora da visão
– Distorção das cores
– Redução do contraste das cores.
O exame oftalmológico, feito no consultório, é fundamental para a confirmação do diagnóstico de catarata.
Como tratar a doença?
O tratamento da catarata é cirúrgico!
Atualmente, a técnica mais moderna disponível para a cirurgia de catarata é a facoemulsificação. Nessa cirurgia retiramos o cristalino opacificado e implantamos uma lente artificial dentro do olho, que substitui o cristalino. (veja na ilustração abaixo).
Este é um exemplo de uma Lente intraocular
Implante ocupando local da catarata removida
CIRURGIA DE CATARATA
A cirurgia, na grande maioria dos casos, é rápida. É uma cirurgia complexa, mas a tecnologia moderna nos auxilia e nos traz um baixo risco. São aplicados colírios no olho para fazer a anestesia, ou em alguns casos uma anestesia próxima ao olho. O paciente fica acordado e pode conversar com o médico. É feita também uma leve sedação venosa. O procedimento normalmente dura alguns minutos apenas e o retorno para as atividades diárias geralmente acontece na mesma semana.
1- Anestesia com colírios
2- Retirada da catarata por ultrassom
3- Lente intraocular sendo colocada no olho
4- Lente posicionada.
Fim da cirurgia.
Dr LEONARDO AGUIAR
CIRURGIA de CATARATA e CIRURGIA REFRATIVA